O filme brasileiro “Ainda Estou Aqui” e a atriz Fernanda Torres foram indicados ao Globo de Ouro.
A Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood, responsável pela premiação, anunciou os indicados nesta segunda-feira (9), em Los Angeles. “Ainda Estou Aqui” concorre a melhor filme em língua não inglesa. E Fernanda Torres, na categoria “Melhor Atriz em Drama”. Ela disputa com estrelas mundialmente conhecidas, como Angelina Jolie, Nicole Kidman e Kate Winslet.
“Ainda Estou Aqui” é o primeiro filme original Globoplay e uma co-produção Brasil-França. O filme é baseado no livro de Marcelo Rubens Paiva, em que ele conta a história da própria família. Em 1971, durante a ditadura no Brasil, militares prenderam o pai de Marcelo, o ex-deputado Rubens Paiva. Ele nunca mais foi visto.
Fernanda Torres interpreta Eunice Paiva, esposa de Rubens e mãe de Marcelo. Ela luta para reencontrar o marido e depois para garantir que o estado reconheça o assassinato dele por agentes da ditadura.
“É uma mulher que diz coisas como ‘Eu não sou uma vítima. A vítima é o país’. É um filme que provoca uma empatia no espectador, que a compreensão política toda vem através de algo muito humano, que não é certo: um estado que mata um homem como Rubens Paiva e que deixa essa mulher assim. Então podemos todos concordar nisso, que um estado assassino não é um bom estado de se viver", afirma a atriz.
"Ainda Estou aqui" é o quarto filme de Walter Salles indicado ao Globo de Ouro. Em 1999, “Central do Brasil” levou o prêmio de melhor filme estrangeiro. Fernanda Montenegro foi indicada a Melhor Atriz. Agora, Fernanda Torres se torna a segunda brasileira a disputar a categoria.
“Golden Globe é muito especial. E assim, minha mãe, ter sido indicada e agora eu ter sido indicada significa uma coisa bonita no Brasil. Sabe que a arte no Brasil resistiu, ainda está aqui.”
Os vencedores vão ser conhecidos no dia 5 de janeiro de 2025, em Los Angeles. O Globo de Ouro é uma das premiações mais respeitadas do cinema e da televisão. Até agora, "Ainda Estou aqui" já ganhou sete prêmios em festivais nacionais e internacionais. Fernanda Torres foi ovacionada na primeira apresentação, no Festival de Veneza.
No Brasil, “Ainda Estou Aqui” estreou em 7 de novembro e já passou dos 2,5 milhões de espectadores. A indicação ao Globo de Ouro também aumenta a expectativa pela disputa por outro prêmio de Hollywood: o Oscar.
"Vamos ficar felizes com o que vier. Nós já fizemos muito. Espero que venha mais surpresas para a gente, mas tudo o que já aconteceu, mas especialmente a maneira como o filme foi recebido no Brasil", diz Fernanda Torres.
Comments